FS HOUSE
Moradia Unifamiliar, Reabilitação.
Coimbra.
A proposta consiste na reconstrução e ampliação de uma habitação unifamiliar com 82.54m² de área habitável desenvolvido em 3 pisos. Enquadra-se no terreno proposto, envolvendo-se nos alinhamentos circunscritos pela construção a ampliar, topografia, construções limítrofes, bem como do alinhamento dominante no arruamento. A habitação divide-se por dois volumes distintos, a cotas diferenciadas, e com programas igualmente distintos.
Devido às condicionantes do terreno, propõe-se que o primeiro volume surja adjacente ao arruamento, por onde se faz a entrada no terreno, e onde se localizará a garagem. A proposta consiste igualmente na manutenção do acesso à cota de implantação da habitação (escadas de acesso ao piso 1). Aos pisos 1 e 2 corresponde a habitação propriamente dita, nomeadamente no primeiro, onde se localizará a cozinha, um espaço de arrumos, o acesso ao piso 2, e uma passagem exterior coberta para a zona tardoz do terreno. O 2º piso é composto por sala, um quarto e instalação sanitária.
Em termos formais a casa surge como um corpo composto por dois volumes interligados, distintos na génese e por consequência na forma, mas perfeitamente integrados no terreno e na envolvente, surgindo o primeiro como uma base, quase um pódio, onde o segundo pousa, emergindo na sua forma cubica a partir da casa que lhe serve de base (na sua implantação), e nas construções adjacentes e/ou próximas na sua cércea.