JL HOUSE
Moradia Unifamiliar,
Coimbra.
Localizada a poente da cidade de Coimbra, na cinta limítrofe entre espaço urbano e rural surge a JL HOUSE. Pensada de forma a responder às necessidades e desejos do requerente, bem como às premissas técnicas e legais associadas, a proposta sintetiza de modo claro estas condicionantes.
Inserida num lote de pendente relativamente pronunciada, e rodeada por uma malha construída de morfologia indefinida, a implantação nasce partindo do terreno onde se insere tirando partido deste, numa procura de rigor que visa colmatar a irregularidade topográfica e estética envolvente.
A habitação desenvolve-se em dois pisos, de vivências e programas distintos, que se diferenciam pela função e carácter. O piso inferior de carácter social, e o piso superior de carácter privado e familiar. Através deste claro organigrama funcional que separa as funções da habitação consoante as necessidades e dinâmicas familiares: momentos de atividade e interação familiar (e social) centram-se ao nível térreo numa constante comunicação com o meio exterior, insinuando a utilização deste através dos vãos panorâmicos que sugerem não só a abertura como a contemplação. Esta relação entre no interior e o exterior é ainda notória na planta superior, onde se encontram os quartos, que apesar de tomar um carácter privado ao distanciar-se claramente das dinâmicas sociais e frenéticas do dia-a-dia familiar se relaciona com a envolvente através das varandas que o circundam.
Além do desenho limpo e claro de cada piso da habitação, outros elementos foram tidos em consideração, como a funcionalidade e a articulação dos espaços, patente no encadeamento entre a cozinha, a zona de refeições e a sala de estar, que comunicam entre si graças à ausência de barreiras visuais estando apenas subtilmente separadas, numa sequência bem clara de relações que não quebram a fluidez dos acontecimentos sociais.