LM HOUSE
Moradia Unifamiliar,
Condeixa-a-Nova.
A proposta para a LM HOUSE, consiste numa habitação Unifamiliar com cerca de 193 m2 de área habitável desenvolvida em dois pisos acima da cota de soleira.
Enquadra-se em lote de terreno urbanizado, e por isso, dentro dos limites preconizados pela mancha de implantação, seja na organização em planta, seja pelas cérceas, alinhamentos, entre outros.
A edificação foi concebida visando a sua inserção urbana e paisagística, encontrando-se implantada de forma a respeitar o alinhamento estipulado pela mancha de implantação definida pelo regulamento de loteamento.
A nível programático, o edifício assume-se como um volume envolvido por um “plano” contínuo, onde, a Poente, se orientam os principais compartimentos, numa dicotomia assumidamente contrastante com os alçados Nascente e norte, mais fechados. No piso 0, o acesso é feito a Sul, através de um percurso que interliga a casa ao exterior do lote, e que funciona como polo gerador de centralidade, não só ao nível da organização em planta, mas também na própria vivência do espaço. A entrada, seguindo esse mesmo acesso, é feita num ponto da casa que permite uma distribuição equitativa dos diversos espaços. Este piso é composto totalmente por espaços comuns, como sala, cozinha, escritório e i.s.. No piso 1 situam-se espaços de utilização privada, como dois quartos simples, uma i.s., uma suíte com i.s. e zona de vestir.
O diálogo entre o interior e o exterior realiza-se de uma forma equilibrada, no sentido da métrica e da proporção, sendo a luz natural aproveitada ao máximo rasgando criteriosamente vãos nas fachadas para que todas as divisões possuam luz e ventilação natural.
Os materiais e cores dos revestimentos foram escolhidos de forma a dar algum protagonismo ao plano branco que envolve a habitação.