RG HOUSE
Moradia Unifamiliar,
Coimbra.
A proposta consiste numa habitação de linguagem contemporânea ao nível da distribuição programática, destacando-se a nível formal através de linhas arrojadas e angulosas. Enquadra-se no terreno proposto, envolvendo-se nos alinhamentos circunscritos pela topografia, tomando o alinhamento da estrema Nascente e a orientação solar como os dois eixos fundamentais para a implantação da mesma.
A nível programático, a habitação divide-se em dois pisos. O piso térreo ou piso 0 contempla todas as zonas vivenciais da casa, sendo o piso -1 constituído apenas pelas zonas técnicas e garagens.
No piso 0 a distribuição divide-se em duas zonas principais, sendo a zona mais a norte constituída pelos espaços de cariz íntimo interligados por um espaço de circulação comum, sendo constituído por dois quartos, uma instalação sanitária, um escritório, e uma suite com vestiário e instalação sanitária privativa.
A zona mais a sul assume-se como uma zona mais aberta e dinâmica, contemplando a zona social da habitação. O hall de entrada dilui-se no restante espaço de circulação assente numa área ampla que interliga de forma harmoniosa as várias zonas: sala de estar, sala de jantar e cozinha.
O diálogo entre o interior e o exterior realiza-se de uma forma equilibrada, no sentido da métrica e da proporção, sendo a luz natural aproveitada ao máximo rasgando criteriosamente vãos nas fachadas para que todas as divisões possuam luz e ventilação natural.
Os materiais e cores dos revestimentos foram escolhidos de forma a dar algum protagonismo ao plano que envolve o piso 0, que surge assumindo-se como membro branco e puro que envolve a volumetria.